CURSOS EAD GRATUITOS

Publicado em: 30/03/2020 11:15:25

-


Aproveite o tempo livre (se houver) em quarentena — medida necessária para conter o avanço do novo coronavírus no Brasil — para aprender algo novo e no ritmo que você quiser. Para isso, várias plataformas digitais disponibilizaram gratuitamente inúmeros cursos livres e de extensão universitária.

 

– Cursos da USP no Coursera

A Universidade de São Paulo (USP) também tem se mobilizado para não deixar os estudantes na mão durante esse período. Com prova disso, disponibilizou em seu site alguns cursos gratuitos para quem quiser atualizar o conhecimento.

 

- Ministério da Educação - Tempo de Aprender 

 

Instituições em parceria com o Ministério da Educação (MEC) estão ofertando inúmeros cursos pelo AVA MEC, que é um ambiente virtual de aprendizagem. Os interessados poderão participar dos cursos acessando o link: http://avamec.mec.gov.br/#/

 

- Amazon (Confira todos os títulos neste link)

O site da Amazon está disponibilizando, de forma gratuita, centenas de e-books acadêmicos lançados por editoras universitárias sob o selo da Scielo Livros.

 

Unesp Aberta

Com a curadoria de professores da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp, o portal da Unesp Aberta é voltado para o aprendizado online. Todos os materiais didáticos em as atividades visam proporcionar uma experiência incrível aos estudantes, para que eles consigam desenvolvem o próprio conhecimento.

 

– Casa do Saber 

Desde o dia 18 de março deste ano, a plataforma brasileira de educação a distância tem oferecido, online e gratuitamente, cursos na área de filosofia, psicologia, literatura, relações internacionais, entre outros.

 

Enap

Voltados para cidadãos e agentes públicos municipais, estaduais e federais, o site da Enap conta com diversos cursos a distância, promovendo o conhecimento e reciclando informações para os profissionais da área.

 

SESI

O SESI também oferece diversos cursos na modalidade EAD, priorizando a flexibilidade para os estudos.

 

– LinkedIn

E o LinkedIn, hein? A maior rede social do mundo voltada para a ligação de profissionais e empresas também tem aproveitado o isolamento social para ajudar as pessoas, fazendo com que todos aproveitem o tempo da melhor maneira possível.

 

– UFRGS 

A plataforma LÚMINA, desenvolvida por profissionais acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, oferece cursos online e gratuitos, com o objetivo de levar conhecimento para toda a comunidade.

 

– PUCRS

A PUC do Rio Grande do Sul também já conta com uma plataforma de ensino a distância bastante reconhecida. Os cursos disponíveis são 100% online e gratuitos, desenvolvidos por professores de alta capacidade, da própria instituição de ensino.

 

– Veduca

Já conhece a Veduca? Ultrapassando a casa dos 800 mil alunos e mais de 20 cursos online, a plataforma faz parceria com as mais renomadas instituições de ensino. Com o objetivo de disseminar conhecimento por um preço acessível, ela tem conquistado a cada dia mais estudantes que optam pela educação a distância.

 

– MOOCs Harvard

Como já sabemos, o mundo todo está se sensibilizando no período de quarentena, e isso não podia ser diferente para uma das maiores universidades do mundo, a Harvard University.

No site, estão abertos os conteúdos da modalidade MOOCs (Massive Online Open Courses), de forma gratuita.

 

– FGV

A Fundação Getulio Vargas (FGV) já é conhecida por possuir diversos cursos de qualidade na modalidade online. E tem mais: os cursos são disponibilizados nos mais diversos níveis, como graduação, pós-graduação, especialização e MBA.

 

cursos oferecidos pelo Senac

 A plataforma digital do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) disponibilizou gratuitamente mais de vinte cursos livres e de extensão universitária.

 

Coursera

Coursera é uma plataforma de cursos online gratuitos com certificado com opções para todos os níveis de ensino. Assim, ele atende a objetivos que vão desde os mais básicos até os mais sofisticados. 

 

SEBRAE

Mais voltado ao empreendedorismo, o SEBRAE também oferece cursos online gratuitos muito úteis em seu portal. As iniciativas vão desde dicas sobre planejamento financeiro até programas completos sobre gestão empresarial.

 

PoCa

A PoCa (Portal de Cursos Abertos) é uma iniciativa da UFSCar, uma das principais instituições de ensino do país. A plataforma oferece inscrições gratuitas para cursos de setores como Matemática, Gestão e Tecnologias na Educação.

 

MIT 

Imagine estudar no maior instituto de tecnologia do mundo? Pois é, isso é possível por meio da plataforma online do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

 

CIEE

O Centro de Integração Empresa Escola conta com cursos destinados a estudantes em busca de capacitação. É a solução ideal especialmente para alunos com baixa escolaridade, mas que precisam melhorar o currículo em busca de vagas, muitas delas, divulgadas pelo próprio CIEE.

 

Centro Paulo Souza

Com duração, em média, de 30 horas, o Centro Paula Souza também disponibiliza cursos na modalidade a distância.

 

Escola Virtual do Governo

O site, desenvolvido pelo governo, oferece cursos online e gratuitos para o servidor ou qualquer outro cidadão que procura por uma capacitação em serviço público. 

 

Fontes: https://www.pravaler.com.br e https://catracalivre.com.br

Fonte: Campus de Guajará-Mirim.